A meta é inovar e transformar!
Um blog para quem tem vontade de conhecer, educar e transformar!

Pesquisar este blog

Carregando...
 

O QUE É SER UM BOM PROFESSOR?

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


O QUE É SER UM BOM PROFESSOR?

Na semana passada, li uma aula da minha pós que trata do papel do professor e do aluno no processo educacional. Amei a aula, mas confesso que fiquei muito pensativa. Afinal, em uma determinada etapa, fez-se a seguinte indagação: “O que é ser um ‘bom professor’?”.
Então, eu lhes pergunto: que características são capazes de definir um bom professor?
O assunto chega a ser tão sério que vários estudiosos já realizaram pesquisas em busca dessa resposta.
Vamos analisar alguns tópicos que enfatizam este questionamento?

1. A experiência profissional;
2. O afeto durante a troca com os alunos e também com a família;
3. A valorização das experiências vividas pelos alunos – o senso comum;
4. A boa convivência;
5. O estímulo à prática reflexiva;
6. A formação continuada, que nos é importantíssima;
7. O método utilizado...

No entanto, este sucesso não depende apenas do método que utilizamos dentro de uma sala de aula. É preciso compromisso, amor pelo que se faz, habilidade, flexibilidade, criatividade, respeito por todos que estão envolvidos neste processo (instituição, demais profissionais, comunidade, alunos e família...).
Ufa! Depois de tanta informação, a gente até pode pensar que para ser um bom professor precisamos ter superpoderes! Calma, não é bem assim! Como disse ainda há pouco, precisamos ter afeto em tudo que nos propomos a fazer. Piaget, em seus estudos, também confirmou isto! Para ele, sem afeto não haveria como interessar-se por algo, quem dirá ter motivação!
Por isto, neste meu post, quero convidá-los a refletirem sobre a sua prática profissional. Tentem buscar, bem lá dentro, em seu íntimo e, se estiver faltando algo, veja o que é necessário para solucionar. Vamos lá! Muitos educadores já estão voltando aos seus postos, então está em tempo de corrigir se algo o estiver afligindo dentro da prática profissional.
E aí, quero que me respondam: para você, o que representa um bom ensino? E um bom professor? Convido-lhes a participarem deste post, enviando a sua contribuição, relatando a sua prática profissional. Conto com vocês!!!
Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário

Share It

Adoro sua visita!!!