A meta é inovar e transformar!
Um blog para quem tem vontade de conhecer, educar e transformar!

Pesquisar este blog

Carregando...
 

História em Quadrinhos

sábado, 24 de março de 2012

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

COMO TUDO COMEÇOU...

Tudo começou como no despertar de um grande sonho.
Durante milênios, a Terra viveu em silêncio absoluto, debaixo de uma cristalina camada de gelo, porém, entre os anos 40.000 e 5.000 a.C., as massas geladas foram se desfazendo e em seu lugar foram surgindo terras que, mais tarde, seriam as terras do chamado continente europeu.
Ao mesmo tempo em que a idade do gelo ia terminando, os primeiros homens começavam a dar asas à sua imaginação, saindo do seu estado primitivo e dando início a uma fase de contemplação e meditação sobre o mundo em que estavam vivendo.
E foi assim que o primeiro artesão pré-histórico pintou na pedra fria de seu habitat as formas de um bisão de seis pernas.
Esse desenho já conseguia dar uma ideia de movimento. Esse foi o começo da história da comunicação gráfica.
Os homens das cavernas consideravam mágicos aqueles desenhos primitivos e nas suas gravuras pintavam sempre os monstros pré-históricos sendo mortos por suas lanças pontiagudas, acreditando que isso lhes traria sorte.
À sua maneira, os primitivos contaram a primeira história do mundo pintando nas paredes de suas cavernas. E contar histórias é o que todos os quadrinhos fazem atualmente.
http://www.users.sti.com.br/yamato/asorigen.htm

Uma história em quadrinhos é uma narração contada por desenhos, organizados, normalmente, em linhas horizontais. Os desenhos habitualmente são separados uns dos outros e ficam dentro dos quadros retangulares, chamados vinhetas.


Algumas histórias em quadrinhos não utilizam os quadrinhos, dispondo os desenhos de forma irregular e espalhados pela folha.


1. Agora que já conhecemos um pouquinho da história, iremos discutir com nossos colegas e com a professora sobre as questões a seguir:
a) Você gosta de ler histórias em quadrinhos?

b) Qual a que você mais gosta de ler? Por quê?


2. Após a nossa proveitosa troca de ideias, você irá receber de sua professora um cartão quadrado de 8 cm de lado e vai desenhar a cena de uma história em quadrinhos que você tenha escolhido, escrevendo o nome dela em destaque.

3. Enquanto você desenha, sua professora irá esticar, na parede da sala, uma folha grande de papel, na qual terá riscado linhas verticais e na base delas o nome das histórias preferidas pela turma, como se fosse um gráfico de colunas.

4. Após o término dos desenhos, você deverá colar sua produção na coluna correspondente, acima do desenho de seu colega.

5. Após todos terem colado seus desenhos, que tal discutirmos todos juntos as questões a seguir?

a) Qual a história em quadrinhos preferida da turma?

b) Todos os alunos da turma colaram seus cartões? Como podemos ter certeza disso?


As palavras, associadas às imagens, aparecem em legendas ou dentro de “balões”, que saem da boca de quem fala para representar uma conversa entre os personagens ou um pensamento.

O texto nas histórias em quadrinhos pode aparecer completamente separado da imagem, ou até mesmo não existir.
Para cada situação ou fala, existe um tipo de balão.
Você sabe o que significam os diferentes tipos de balão?




























ATIVIDADES


1. Você conhece algum outro tipo de balão? Caso não conheça, tente pesquisar e desenhe-o no espaço a seguir.    


2. Agora é a hora de usar sua imaginação! Você irá criar um personagem de história em quadrinhos, escolhendo um nome para ele, pensando nas roupas que ele usará, no seu jeito... Lembre-se de que seu desenho vai precisar ser repetido várias vezes, portanto pense em traços e formas simples!


3. Agora, você verá quatro balões diferentes. Desenhe embaixo dos balões o personagem criado por você em sala e complete-os com a fala que ele diria em cada um dos balões desenhados. Capriche!





2 comentários:

Cristiane Avolio disse...

Poxa que barato seu blog... gostei demais!!!
tenho 3 filhos sendo 2 pequenos (7 e 8 anos), sem dúvida irá me ajudar bastante.
seguindo
sou blogueiras unidas N°1900.
beijinhos
http://crisavolio.blogspot.com.br/

Ana Claudia de Angelo disse...

Oi, Cris! Seu blog também é bem interessante! Parabéns!Já estou te seguindo também, viu!? Beijocas de agradecimento, Ana

Postar um comentário

Calendário

Share It

Adoro sua visita!!!