A meta é inovar e transformar!
Um blog para quem tem vontade de conhecer, educar e transformar!

Pesquisar este blog

Carregando...
 

Como trabalhar com a Arca de Noé, de Vinícius de Moraes

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projeto Arca de Noé
“A Arca de Noé”




O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais, Música; além de explorar brincadeiras construtivas.

Justificativa:

A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil. O livro contempla belíssimas poesias escritas por Vinícius de Moraes, que viraram canção na voz dos melhores intérpretes. Ou seja, o título proporciona um estudo amplo: história, leitura, poesia, música e dança. Uma combinação perfeita para trabalhar a construção da escrita e proporcionar a leitura de textos atrativos, (re)construindo conhecimentos.

Público Alvo: 1° ou 2º ano

Objetivos Gerais:

 Explorar leitura e escrita através da poesia;
 Entender que poesia e música são obras de arte, uma forma de linguagem;
 Desenvolver a capacidade de expressão corporal, criatividade e socialização;
 Estimular os alunos a participarem de atividades onde precisam expor seus conhecimentos;
 Incentivar a memorizar as poesias;
 Desafiar os alunos a buscar conhecimento através da pesquisa;
 Instigar a curiosidade;
 Envolver os alunos para que contribuam com ideias para o desenvolvimento do projeto.

Procedimentais:

 Construir coletivamente as combinações de convivência.
 Utilizar a leitura e a escrita tanto dirigida quanto espontânea de palavras, letras e frases relacionadas ao poema.
 Representar as músicas com auxílio do CD a partir de poemas musicados, mímicas e fantoches.
Observar a audição de diferentes suportes linguísticos (lendas, contos, fábulas e mitos trabalhados paralelamente).
 Confeccionar um varal de textos.
 Aplicar atividades lúdicas.
 Executar trabalhos com colagens, desenho e pintura.
 Desenvolver e experimentar atividades matemáticas (com personagens).
 Confeccionar e construir livrinhos com o tema, ressaltando as produções realizadas pelos alunos ao longo do projeto.

Atitudinais:

 Valorizar e socializar as informações que os alunos possuem acerca do tema.
 Interessar-se pela obra, buscando novas informações relacionadas ao tema.
 Apreciar as poesias e demonstrar criatividade e raciocínio lógico no reconto das poesias.
 Permitir e ampliar o conhecimento sobre o gênero trabalhado.
 Valorizar a leitura e a escrita.

Conceituais:

 Identificar os personagens.
 Reconhecer os diversos tipos de animais presentes.
 Comentar com ajuda do facilitador que assume papel de agente dinamizador da leitura.
 Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer.
 Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica.
 Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças.
 Narração e descrição dos fatos; pseudoleitura.
 Reconto de poesias.
 Linguagem escrita: desenho, colagem, pintura, escrita espontânea.

Metodologia e procedimentos:

O projeto terá a duração de 1 bimestre. O trabalho será semanalmente e cada poesia será trabalhada em dois dias da semana, que irá abranger áreas como Português, Matemática, Artes, Ciências e Literatura Infantil.
 Leitura das poesias de Vinícius de Moraes reunidas no livro “A Arca de Noé”.
 Levantamentos dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo entre o conhecimento formal de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre o vivenciado.
 Ler ou contar a história bíblica de Noé e a arca.
 Interpretação de diferentes linguagens.
 Ampliação do vocabulário oral e escrito.
 Registro escrito respeitando o nível de aquisição da escrita.
 Construção participativa das combinações de convivência.

Atividades a serem realizadas mediante a leitura das poesias:

 Atividades matemáticas.
 Atividades de leituras e escrita.
 Músicas.
 Pinturas.
 Listagens.
 Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade.
 Escrita espontânea.
 Colagem.
 Informativos dos animais presentes nas poesias.

Produto Final: Será confeccionado um livro reunindo as poesias e os trabalhos realizados.

Materiais didáticos/recursos:

CDs.
Tintas.
Xerox.

Avaliação:

Partindo do pressuposto da necessidade de incentivar nos educandos o apreço pela literatura, a utilização da literatura infantil, aliada a intervenções lúdicas, motiva os alunos a ajudar toda a instituição na realização do projeto. A partir do banco de dados, os conhecimentos prévios já adquiridos sintetizam o que seria trabalhado. Dessa forma, classifica-se a avaliação como sendo inclusiva, uma vez que os aspectos qualitativos permeiam todo o trabalho desenvolvido durante o projeto, e, mesmo após a culminância, são respeitadas as competências adquiridas pelos alunos, que continuarão a utilizá-las em outras situações.

Fonte: www.proluzinha.blogspot.com.br
Acesso em 21/08/12

10 comentários:

Toninha Ferreira disse...

Oi , passei por aqui para lhe servir um cafezinho especial.
Olha o cafezinho!!!
Saindo fresquinho!!!
Ele é feito com água da fonte da vida, fervido com fogo do Espírito Santo, misturado com pó da felicidade e adoçado com a doçura do amor, preparado pelos anjos do céu, servido especialmente pra vc.
Bju

Profª Lourdes disse...

Bom dia!!
Hoje, um domingo maravilhoso estou fazendo uma visitinha,para te desejar muita paz e muita luz Divina no teu caminho, na tua vida e de seus familiares e amigos.Como reflexão deixo esse pensamento ( Mensagem Angels) ,para que possamos refletir e tomarmos como lição de vida. Abraços fica na paz e no amor de Jesus.
Andar com Fé
Andar com fé é saber que cada dia é um recomeço. É saber que temos asas invisíveis e fazer pedido para as estrelas, voltando os olhos para o céu.
Andar com fé é olhar sem termos as portas desconhecidas com a mão estendida para dar e receber.
Andar com fé é usar a força e a coragem que habitam dentro de nós, quando tudo parece acabado.
“Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria.”
Tudo, menos o amor, pois este sempre viverá.
Amiga! Tenho selinho de presente pra você, passe lá no blog, se gostar pode trazer para o seu. Bjuss

Educadores Multiplicadores disse...

Olá Multiplicadora Ana Claudia, esperamos que seu blog esteja colhendo os frutos da parceria com o Educadores Multiplicadores.

Educadora, queremos fazer um pedido amigo: gostaríamos que você convidasse alguns blogs de sua lista de seguidores para conhecerem o projeto Educadores Multiplicadores. Vamos multiplicar os multiplicadores (seu blog receberá mais visitas, pois outros multiplicadores farão o mesmo por você).

Só lembramos que os blogs devem ter conteúdos com FOCO EDUCACIONAL.

Certo de sua atenção, agradecemos em nome de todos os Educadores Multiplicadores.

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

http://www.marquecomx.com.br/

Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Vanessa Gonçalves Vieira disse...

Adoro este trabalho. Que lindo teu blog, parabéns!!!

Ana Claudia de Angelo disse...

Que bom que gostou, Vanessa! tenho andado um pouco ausente, pois estou concluindo minha especialização em Educação Tecnológica no CEFET-RJ, mas estou cheia de coisas bacanas para postar logo, logo! É só questão de aguardar eu apresentar meu trabalho de conclusão de curso na segunda, 24/09. Beijos!

Profª Lourdes disse...

professores educadores em sala de aula ou não:, Pais, Artistas, Artesãs, Poetas, Escritores(as), Culinaristas,Evangelizadores, Blogueiros( as), em fim, todos que ensinam e educam merecem no dia 15 de outubro ser homenageados(as).
Um autor desconhecido escreveu assim:
" Educador, como ninguém, você exerce com maestria essa função. Você professora.,já foi criança e... ontem você não entendia muitas coisas, hoje precisa se fazer entender, criar soluções. No seu dia-a-dia a sua capacidade de amar é colocada à disposição de todos. Quando você volta para casa, a tarefa ainda não está terminada, mas a sua consciência está em paz. Você corre em paralelo com o tempo para não ficar ultrapassado. Aceita-se todo por dentro para mostrar a seriedade que é exigida e ainda sorrir para aqueles que precisam de afeto. Na sua angústia existencial ainda se propõe a ajudar a quem procura. Você avalia. Que coisa difícil é avaliar. Aprova , reprova e finalmente recupera. Pelos caminhos da sua vida você vai encontrando tantas portas.....umas quase se fecham, quando deveriam se abrir. Tantas que se abrem, quando deveriam fechar-se, Portas sombrias, enferrujadas, à espera de alguém ansioso por um toque, outras escancaradas pela falta de responsabilidade e amor. E você, passo a passo, vai contribuindo para cada uma delas. Você transforma, ilumina, esclarece, compreende e vence o desafio. É o suave mistério da sua vocação. Como você é importante!!!"
Ser professor não é um dom é uma escolha e se escolhemos exercer esta profissão devemos cumprir com amor, dedicação e preparo, está sempre disposto a aprender.
Como diz Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.
Feliz dia do professor e muito sucesso cada dia da tua vida! Abraços da amiga Lourdes Duarte.

Educando e Encantando!!! disse...

Olá, Parabéns pelo seu blog, gostei muito das atividades.Faço parte dos Educadores Multiplicadores.Estou te seguindo.Não de me fazer uma visita.
Um abraço.
http://educaeencanta.blogspot.com.br/

EDI Sgt Izo Gomes Patricio disse...

Olá, estou fazendo parte dos professores multiplicadores, estou visitando os blogs, para fazer novas amizades,adorei o seu blog, estarei seguindo seu blog e levarei seu link comigo.
Ah!! Vou adorar receber sua visita, deixe seu comentário.
Um abraço,Um ótimo ano novo.
http://ediizopatricio.blogspot.com.br/

EDI Sgt Izo Gomes Patricio disse...

Olá, estou fazendo parte dos professores multiplicadores, estou visitando os blogs, para fazer novas amizades,adorei o seu blog, estarei seguindo seu blog e levarei seu link comigo.
Ah!! Vou adorar receber sua visita, deixe seu comentário.
Um abraço,Um ótimo ano novo.
http://ediizopatricio.blogspot.com.br/

Luzia Parente disse...

Adorei seu projeto...vou aproveitá-lo, posso ???

Um abraço

Postar um comentário

Calendário

Share It

Adoro sua visita!!!